quinta-feira, 7 de julho de 2011

Review do álbum: Kendrick Lamar - Section.80 (2011)


Título: Section.80
Artista: Kendrick Lamar
Duração: 59:24
Gravadora: Top Dawg Entertainment
Produções: THC, Sounwave, Tommy Black, Tae Beast, Willie B, Terrace Martin, J. Cole e Dave Free
Participações: Ab-Soul, BJ The Chicago Kid, Ashtrobot, ScHoolboy Q, GLC e Colin Munroe

 
Por: HipHopDX
Este cara de 23 anos de idade pode estar procurando por respostas. Mas a jornada permite-lhe encontrar um dos mais impressionantes álbuns do ano com o "Section.80".

“Eu perdi 23 anos da minha vida, procurando respostas, até que um dia eu dei conta que eu tinha de me erguer comigo mesmo.” Kendrick Lamar diz sobre o album, "Section 80". Os nativo de Compton, Califórnia lançou um dos mais afiados e melhores álbuns – um testamento com rimas e um estilo astucioso, com uma produção sólida e com rimas cortantes. Sua jornada por respostas parece ter levado ele a achar muito mais.

Através da introdutória musica “Fuck You Ethnicity”, Lamar mostra uma perspectiva de intriga. Com uma introdução de piano, ele mostra linhas divisórias conscientes que podem ser obscuras para as pessoas. Esta conscientização também inclui uma lição sobre as violências domésticas que se pode ouvir no sombrio “No make up (Her Vice).”. Em um lado diferente é mostrada a firte escrita de Lamar no potente som “Keisha’s Song (her pain)” onde ele descreve a jornada de uma moça que viaja após ter sido vítima de abusos sexuais durante sua infância. “Sure enough, don’t see a dime of dirty dollars / Just give it all to her ‘daddy’, but she don’t know her father,” ele rima através da assombrosa musica. Este tipo de narração obscura faz com que Lamar fique íntimo e mostre a habilidade que ele quer que as pessoas oiçam.

Enquanto ele mostra uma aptidão por observar as pessoas ao seu redor, ele prova que também pode rimar dentro de um espelho. Mostrando isso no som com a colaboração de RZA,“Ronald Regan Era”, onde fala sobre as questões ambientais que o pequeno Lamar viu quando estava na adolescência. “Poe Man’s Dream (His Vice)” também fala nisso: “I used to want to see the penitentiary way after elementary / Though it was cool to look the judge in the face when he sentenced me / Since my uncles was institutionalized/ My intuition had said I was suited for family ties..Heaven or hell, base it all on my instincts / My hands dirty, you worry about mud in your sink.”

Na “Ab-Souls Outro” ele encontra-se falando sobre a sua geração e suas metas: “Eu não estou do lado de fora olhando pra dentro. Eu não estou dentro olhando para fora”, ele complementa. “Estou morto no meio, olhando ao redor”, ao fazer isso ele também mostra que ele pode ir além.

Extremos chocam no álbum: “Spitefil Chant”, “Rigamortus” e “Blow My High” parecem uma coisa sem lugar no álbum. As musicas não são terrivelmente assombrosas, mas se destacam ao longo de seu álbum, elas também se erguem pelas falsas razões. Mas, as qualidades superam os defeitos. Escutar as buzinas do “Hol’Up’ ou as teclas do piano em “No make-Up(Her Vice)” todas as reclamaões são abafadas ou mudas.

“Y’all be calling it hip hop,” ele rima “I be calling it Hypnotize.” Talvez é apropriado que ele se deixe levar pelo album no que irá ajudar a definir a narrativa do Hip Hop para 2011. Este rapaz de 23 anos de idade vem procurando por respostas, mas definitivamente sua jornada faz com que ele lance um dos seus melhores álbuns com o "Section 80".

Nota HipHopDX: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário