terça-feira, 8 de março de 2011

Danças de Hip Hop: C Walk

A Dança:

O Crip Walk (C Walk) é um movimento usado para soletrar símbolos de gangues e imagens. Ela teve origem no início dos anos 1970 em Compton, um subúrbio pobre de Los Angeles, Califórnia, popularmente referenciado em letras de rap. O que começou como um movimento simbólico no início de 1980, logo inspirou uma dança de Hip Hop na década de 1990.

Composto em grande parte dos movimentos ágeis com os pés, o Crip Walk tinha uma variedade de fins, incluindo o reconhecimento, demonstrando amor e lealdade para com os outros membros Crips, e fazer uma declaração em voz alta para os outros que o walker é um membro dos Crips. Outro objectivo do walk é insultar os rivais (mais especificamente os Bloods), no qual se soletra o nome de seus rivais. Poderiam enunciar seus nomes, bairros, ou algo ligado a eles. O Crip Walker também mostra gestos de mão (stacking) durante a realização da dança.

Uma prática comum para os Crips é usar o C-Walk para celebrar o início de um novo membro. Acredita-se amplamente que o C-Walk era usado como um aviso para outras gangues de um futuro ataque da Crips, ou como um sinal de um assalto. Por exemplo, o vigia iria ficar de fora da loja e agir como a vigilância, enquanto os ladrões se estava à espera e aguardar o sinal: o C-Walk. Crips também usam o C-Walk após o disparo ou matar um membro de gangue rival em festa.

Normalmente realizada pelo gangsta rap e G-funk da costa oeste, o C-Walk surgiu no mainstream com o rapper Ice-T, que a interpretou em seus shows no final dos anos 80. Outros rappers, como Snoop Dogg, têm continuado a partir do início dos anos 90. Quando o rapper WC sentia o desejo de representar o seu grupo em um de seus shows. Desde então, uma variedade de artistas de rap tem feito C-Walk em seus vídeos de música ou apresentações ao vivo, embora aqueles que o executam são geralmente Crips (ou pelo menos foram no passado). Eles também alertaram o público mais jovem que o C-Walk não é apenas uma dança e serve para mostrar o amor só para com os Crips.

No entanto, as advertências foram ignoradas por membros de gangue, que não só não praticou e realizou a dança, mas também alterou a grafia da palavra a alternativas, tais como "Krypt" ou "Krip" na tentativa de afastar a dança das origens do grupo Além disso, muitos artistas do Hip Hop recente e popular, como B2K e Bow Wow começaram a executar a dança em seus shows e vídeos de música, que assim aumentou a popularidade da dança. Preocupações sobre suas origens e o potencial para iniciar a luta entre os estudantes levaram as escolas a proibição do C-Walk na propriedade da escola. A popularidade do Crip Walk continuou a crescer e tornou-se parte da cultura Hip Hop no final de 1980 e 1990. Nos anos mais tarde, uma versão do spin-off chamada Walk the Clown foi criada.

Às vezes, esta versão do Crip Walk é referido como "The OG Crip Walk" - OG sendo a sigla para "Original Gangsta".Existem diferentes variações, o C-Walk evoluiu em diversas versões (principalmente para distanciá-lo das origens do grupo). No entanto, existem várias versões mainstream da Crip Walk, que sempre foram uma parte da cultura Crip:

V: Este é o original Crip Walk, em que envolve a mudança de seu corpo, fazendo "V" em forma de movimentos com os pés. Executando o V também permitiu aos membros para soletrar palavras ou nomes. Muitas vezes, Crips soletram a palavra "Blood" e depois "erase" ou "cross-it' para antagonizar ainda mais seus rivais. Também tem a Variação "V" e o "V Step Back”.

The Heel-Toe: Uma variação popular recente do C-Walk. Esta versão inclui a travessia de um pé e fazer um semi-Twist com os calcanhares e os dedos. Isso também envolve uma série de trabalhos com ângulo (por exemplo: o pé direito deve ser orientado a 90 graus para trás do seu pé esquerdo, a fim de fazer essa semi-Twist) e leva mais tempo para pegar o jeito. Há muitas variações para o Heel-Toe, o mais comum dos quais são conhecidos como o reverso e inverso Heel-Toes.

The Shuffle: Este movimento conjunto envolve baralhar os seus pés para frente e para trás. Snoop Dogg realiza esta no vídeo da música de WC "The Streets".

The Snake: Quando executado, é em seguida referida como a "Clown Walk". O usuário irá mover a perna dianteira esquerda e direita no calcanhar, enquanto a sua perna de trás segue logo em seguida. Um movimento bastante simples, para os mais experientes C-Walkers.O Rapper Warren G faz isso no vídeo do WC "The Streets". Também está perto do "Heeltoe".

Vídeos: 
Exemplos de Videoclipes onde o C-Walk aparece:
Snoop Dogg featuring Pharrell Williams - "Drop It Like It's Hot"
Three 6 Mafia - "Side 2 Side"
Jesse Dasilva - "Harlem Shake It Nigga"
Max Porter - "Bring It Down South Shawty"
Xzibit - "Get Your Walk On", "X"
Westside Connection - "It's The Holidaze”, "Gangsta Nation"
WC featuring Nate Dogg and Snoop Dogg - "The Streets"
Natina Reed - "It's Over"
Kurupt - "C-Walk"
Tha Dogg Pound - "Cali Iz Active"
P. Diddy featuring Loon, Ginuwine, and Mario Winans - "I Need a Girl Part II"
Destiny's Child featuring T.I. and Lil Wayne - "Soldier"
Shade Sheist featuring Nate Dogg & Kurupt - "Where I Wanna Be"
Westside Connection - "Bow Down"
Afroman - "Colt 45 (Tumbleweed, Crazy rap)"
Korn - "Got the Life"
T.I. feat. Nelly - "Get Loose"
2pac ft. DJ Fatal - "Still Ballin (Remix)"
The Game - "Put you on the Game"
Kurupt - "On site"
Kardinal Offishall - "Ol' Time Killin"
P. Diddy Feat. Pharrell - "D.I.D.D.Y"



Um comentário:

Unknown disse...

Boa, gostei muito do artigo.
Eu também danço C.walk
Meu vid!
http://www.youtube.com/watch?v=v3-DbcKvKK8&feature=plcp

Se inscreve lá?
Nóizz!

Postar um comentário