terça-feira, 22 de março de 2011

Biografia de Nate Dogg


 

Nathaniel Dwayne Hale mais conhecido por Nate Dogg foi um rapper americano que nasceu a 19 de Agosto de 1969 e morreu a 15 de Março de 2011.

Nate Dogg nasceu em Long Beach, Califórnia. Começou a cantar desde criança em várias igrejas em Long Beach e no Mississippi onde o seu pai era pastor. Com 16 anos deixou o ensino médio e saiu de casa para se alistar no corpo da marinha americana, servindo por três anos.

Foi amigo pessoal e colaborador de vários artistas no jogo do rap como Warren G, RBX, Daz Dillinger e os seus primos Butch Cassidy, Snoop Dogg e Lil' ½ Dead. Nate, Snoop e Warren G formaram o grupo 213, que gravaram uma demo na parte detrás de uma loja de discos em Long Beach, cerca de 1991. A demo foi ouvida por Dr. Dre numa festa, que ficou impressionado, sobretudo com a voz emotiva de Nate Dogg.

Nate estreou-se no álbum de Dr. Dre, “The Chronic”, cantando numa maneira que se tornaria o seu estilo pessoal, foi bem recebido pelo público e pela crítica, o que o levou a assinar pela Death Row Records de Suge Knight em 1993, no mesmo ano, esteve na faixa "Indosmoke" com Warren G e Mista Grimm. Em 1994, Nate lançar o seu primeiro single que virou hit “Regulate” com Warren G. Nate participou em vários lançamentos do rapper Tupac como na faixa onde também produziu em conjunto com Nate Dogg, "How Long Will They Mourn Me?" do álbum “Thug Life: Volume 1”. A 21 de Julho de 1998, após tempos difíceis na Death Row Records, lança o álbum de 16 faixas “G-Funk Classics Vol. 1 & 2”, que conta com participações de Tupac, Snoop Dogg, Kurupt, Butch Cassidy ou Daz Dillinger, o álbum é marcado pelo West Coast Hip Hop, R&B e G-funk.


Em 2001, Nate lança o seu segundo álbum, “Music & Me” pela Elektra Records. Verificaram-se boas críticas e sucesso comercial. O single “I Got Love” com Fabolous, Kurupt e B.R.E.T.T. chegou ao lugar 33 da Rhythmic Top 40. O álbum conta com a participação de Dr. Dre, Xzibit, Kurupt, Fabolous, Ludacris, Pharoahe Monch, Snoop Dogg, Tha Eastsidaz, Jermaine Dupri, B.R.E.T.T., e Lil' Mo; estes convidados mudaram um pouco o género do álbum que passou de R&B para Hip Hop. O álbum vendeu cerca de 400.000 unidades.


Em 2002, Nate apareceu num episódio da série “The Weakest Link” chegando até aos últimos três antes de ser eliminado por Xzibit e Young MC. Em Abril do mesmo ano foi preso no Arizona, acusado de posse de droga e armas. Confessou-se culpado em Maio de 2002 e foi condenado a serviço comunitário e liberdade condicionada além de ter que frequentar sessões de aconselhamento sobre drogas.

Até 2004, já Nate estava presente em mais 40 singles de topo, como o "Area Codes" com Ludacris. A 17 de Agosto do mesmo ano, o grupo 213 lança o álbum de 20 faixas produzido por Fredwreck, Hi-Tek, Quaze, B Sharp, Tha Chill, Kanye West, DJ Pooh, Nottz, Josef, Lil' Half Dead, Niggaracci, Terrace Martin, Marlon Williams, Michael Angelo, J-Hen, Missy Elliott, Jelly Roll. O álbum conta com uma aparição do comediante Dave Chappelle na 13ª faixa, “Rick James (interlude)”.


A 3 de Junho de 2008 é lançado o auto-intitulado “Nate Dogg” pela Affiliated Entertainment Group, o álbum era para sair a Abril de 2004 pela Elektra Records mas foi sempre adiado. O álbum conta com participações de Redman, Xzibit , Snoop Dogg, Armed Robbery, DJ Quik, Fabolous, Lil' Mo, Icarus, Memphis Bleek, Freeway, Young Chris, Timbaland , Ms. Jade, Warren G e Knoc-Turn'al e com produções de Rockwilder, Hi-Tek, Bink, DJ Quik, Timbaland, Scott Storch, Damizza, Ric Rude. Foi o seu último álbum.


Nate Dogg morreu a 15 de Maio de 2011 em Long Beach de insuficiência cardíaca congestiva em conjunto com complicações relacionadas com derrames anteriores. Foram-lhe feitos vários tributos e lembranças de antigos colaboradores como Ludacris, Game, 50 Cent, Snoop Dogg, Daz Dillinger, Xzibit, Erykah Badu, Murs, Big Pooh, Big Syke, Fabolous, Shade Sheist, Knoc-Turn'al, Ice-T, Warren G, Eminem, Lupe Fiasco, Big Boi e DJ Premier. Game lançou o som "All Doggs Go to Heaven (R.I.P. Nate Dogg)" 48 horas após a sua morte, a música contem vocais de sons anteriores em que Nate participou.

2 comentários:

marceloflm disse...

Rip Nate doog
Grande voz, grande rapper

Ingrid Ciccone disse...

Nate GOD .... Sempre te amarei <3

Postar um comentário