sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Biografia de Easy-E


Eric Lynn Wright nasceu a 7 de Setembro de 1963 em Compton, Califórnia, zona notória pela violência e actividade de gangs, e faleceu em 26 de Março de 1995, foi um rapper americano mais conhecido por Easy-E e integrante do conhecido grupo N.W.A. Os pais de Easy são Richard e Kathie Wright. O seu pai era carteiro e a mão era administradora de uma escola primária. Easy abandonou a escola no oitavo ano e sustentava-se com a venda de droga. Ele também foi membro dos Kelly Park Compton Crips durante sua adolescência e associou-se abertamente com outros Crips. Mais tarde, ele recebeu um diploma equivalente ao ensino médio.

Em 1986, com 23 anos, foi estimado que Easy ganhou cerca de 250.000 dólares provenientes da venda de drogas. Contudo, ele decidiu que podia ter melhor qualidade de vida entrando na cena Hip Hop de Los Angeles, que ganhou popularidade rapidamente. Ele começou a gravar sons durante os anos 80 na garagem dos seus pais. Em 1987, Easy usou os lucros das vendas de droga para co-fundar a Ruthless Records com Jerry Heller. Quando assinaram pela Ruthless, Dr. Dre e Ice Cube escreveram Boyz-N-the Hood”, Eazy-E formou o grupo NWA, abreviatura de Niggas With Attitude com Dr. Dre e Ice Cube; DJ Yella, MC Ren e Arabian Prince foram adicionados mais tarde
 

A 6 de Novembro de 1987 o grupo lança a compilação “N.W.A and the Posse” que consegue o certificado de ouro nos Estados Unidos, a compilação conta com a colaboração de outro grupo da West Coast, Fila Fresh Crew. O álbum de estreia do grupo foi lançado a 8 de Agosto de 1988 com o nome “Straight Outta Compton”, o álbum contou com Easy escrevendo e rimando, esteve em oito músicas do álbum e ajudou a escrever outras quatro, pouco tempo depois do lançamento deste álbum, Ice Cube abandonou o grupo que continuou com quatro elementos, até á altura, a única gravação solo de Easy-E foi um remix do som “8 Ball”, som que estava originalmente no “N.W.A and the Posse”. Em 1991, o grupo lançou o EP “100 Miles and Runnin’” e o álbum “Niggaz4Life”, álbum que contou com sete em dezoito sons onde Easy-E participava.

 












 












O álbum de estreia de Easy, “Eazy-Duz-It” foi lançado a 16 de Setembro de 1988, e contou com doze faixas. O álbum era marcado pelos estilos: Gangsta Rap, West Coast Hip Hop e Golden Age Hip Hop. Vendeu mais de 2.5 milhões de cópias nos Estados Unidos e foi número 41 na Billboard 200. O álbum foi produzido por Dr. Dre e DJ Yella e grande parte das letras foram escritas por Ice Cube, juntamente com MC Ren e The D.O.C. Em Março de 1991, Eazy-E aceitou um convite para um almoço organizado pelo então presidente George HW Bush que beneficiava os republicanos do Senado Inner Circle. Um porta-voz do rapper alegou que Eazy-E apoiado Bush para supervisionar a operação Desert Storm.



N.W.A começou a separar-se após Jerry Heller se tornar o gerente da banda. Dr. Dre relembrou: “A divisão começou quando Jerry Heller se envolveu. Ele jogou o jogo de dividir e conquistar. Ele escolheu um mano para cuidar em vez de cuidar de todos, e foi o Easy, e Easy foi tipo ‘Eu estou a tratar disso, que se foda’”. Dre pediu a Suge Knight que olhasse para a situação financeira de Easy pois ele já tinha suspeitas de Easy e Heller. Dre pediu para Easy o libertar do contrato com a Ruthless Records, mas Easy recusou. O impasse levou ao que teria ocorrido entre Knight e Eazy no estúdio de gravação onde Niggaz4life foi gravado. Depois de ele se recusar a liberar Dre, Knight declarou que Easy havia sequestrado Heller e estava mantendo-o prisioneiro numa carrinha. No entanto, o boato não convenceu Eazy para liberar Dre, e Knight ameaçou a família de Eazy. Knight deu um pedaço de papel que dizia endereço da mãe Eazy, Knight disse: Eu sei onde fica a sua mãe”. Eazy finalmente assinou liberação de Dre, que termina oficialmente com os NWA.

Em 28 de Dezembro de 1992, Easy-E lançou o EP “5150: Home 4 tha Sick” pela Ruthless, foi o primeiro lançamento de Easy após a quebra dos N.W.A. O EP ficou em 70 na Billboard 200, em 15 no Top R&B/Hip Hop Albums e ganhou certificado de ouro em 1993.


A zanga com Dr. Dre continuou, com letras ofensivas para Easy no álbum “The Chronic” como o som “Fuck wit Dre Day”. Easy respondeu com as faixas “Real Muthaphuckkin G's” e “It’s On” que estiveram no EP “It's On (Dr. Dre) 187um Killa”, álbum que eventualmente foi multi-platina e se tornou uma das gravações mais populares de Eazy, que pretendia lançar uma sequela deEazy-Duz-ItchamadoTemporary Insanity. No entanto, após os vários insultos de Dr. Dre feitos no The Chronic”, Easy decidiu retribuir o favor com este álbum. Dr. Dre é mencionado em todas as faixas, excepto “Gimmie That Nutt”, “Any Last Werd” e “Boyz N Tha Hood (G-Mix)”.



Em 24 de Fevereiro de 1995, Eazy-E foi admitido no hospital Cedars Sinai Medical Center, em Los Angeles com o que ele acreditava ser a asma. Ao contrário, foi-lhe diagnosticado AIDS (HIV), e anunciou a sua doença numa declaração pública em 16 de Março. A doença surgiu em Eazy por causa de sua actividade sexual, que começou quando ele tinha doze anos e resultou numa doença fatal, teve sete crianças e seis mulheres diferentes. Ele morreu devido a complicações da AIDS” em 26 de Março de 1995, aproximadamente ás 06:35 (horário do Pacífico). Ele tinha 31 anos de idade. Durante a semana de 20 de Março, já tendo feito as pazes com Dr. Dre e Snoop Dogg, Eazy-E elaborou sua última mensagem para os fãs. Uma semana depois de fazer esse anúncio, Eric Lynn Wright sucumbiu à doença. Eazy foi enterrado no Rose Hills Memorial Park, em Whittier, Califórnia.

A 24 de Novembro de 1995, é lançado o seu quarto álbum, intitulado “Str8 off tha Streetz of Compton”. Era para ser um álbum de dois discos, mas Eazy-E morreu antes que pudesse terminá-lo. O álbum era para ser lançado em 1994, mas foi-se adiando. Eazy-E disse, no início de 1995, que o álbum estava previsto para ser lançado no Verão de 1995. Ele também disse que o álbum estava programado para ter até 60 faixas. Sua esposa, Tomica Wright, disse que as faixas ainda existem, mas estão ainda a sem ser lançadas porque há muitas questões legais que ainda precisam ser resolvidas


Ainda hoje, Easy-E é considerado o padrinho do gangsta rap e um pioneiro no Hip Hop, chegando mesmo a ser considerado uma lenda na West Coast. Dois dos seus filhos são rappers, sua filha e Lil Eazy-E, que além de ter o nome, também gravou uma música em tributo ao pai. Foram-lhe feitos vários tributos como no videoclipe da música “Um Bom Lugar” do rapper brasileiro Sabotage em que aparece uma foto de Eazy-E, ou o personagem do jogo Grand Theft Auto: San Andreas, Ryder Wilson, que foi inspirado no rapper Eazy-E e os produtores do jogo comprovam que Ryder foi criado em homenagem ao rapper. Também foi criado um feriado especialmente para relembrar Easy, em Compton, desde 2008, a 7 de Abril celebra-se “O dia de Easy-E”.

3 comentários:

Unknown disse...

Eazy E Lenda eterna do Rap !!!

Unknown disse...

Eazy E Lenda eterna do Rap !!!

Viper Sistemas disse...

Hey you Eazy,bust must fuck crazy shit piano,Cruzzin on the street is most the all,fuck and bicth niggaz!!!

Postar um comentário