Jason William Mizell nasceu a 21 de Janeiro de 1965 e morreu a 30 de Outubro de 2002, mais conhecido por Jam-Master Jay, foi um rapper e músico americano, mais conhecido por ter sido o DJ do influente grupo Rund-D.M.C., Jay ajudou a definir o som e o estilo de marca da banda que consistia em chapéus pretos e ténis da Adidas. Durante os anos 80, os Run-D.M.C tornaram-se o maior grupo de Hip Hop e colocaram o Hip Hop dentro da música mainstream.
Jay nasceu em Brooklyn, Nova Iorque. Aos 3 anos de idade ele começou a tocar trompete, baixo, guitarra e bateria, entrou em várias bandas antes de descobrir que a sua paixão eram os toca-discos. Em 1975, muda-se com a sua família para Hollis, Queens onde ele descobre o toca-discos, aos 13 anos Jay aprende a ser DJ, coisa que aprendeu rapidamente devido á sua experiência na música. Jay entendeu que era bom o suficiente para tocar em público, começou a tocar em parques e, mais tarde, em bares. Também lançou pequenas festas na sua área. Melhorou rapidamente quando recebeu um par de Technics 1200s, á noite, quando era suposto dormir, ele treinava usando headphones.
Jay tornou-se DJ porque “simplesmente, queria fazer parte de uma banda”. Antes de se juntar aos Run-D.M.C. ele tocou baixo e bateria em várias bandas de garagem. Em 1982, ele conheceu Joseph "Run" Simmons e Darryl "D.M.C." McDaniels logo após se graduarem nos ensino médio. Concordou ser o DJ do grupo, no álbum “Raising Hell”, Jay tocou teclado, baixo e bateria além do seu trabalho nos toca-discos. Jam-Master Jay viveu para sempre em Hollis.
Em 1989, Jay fundou a sua própria gravadora, chamada Jam Master Jay Records, que obteve grande sucesso em 1993 com o lançamento da banda Onyx. Também conheceu Chuck D e o co-fundador da Def Jam, Rick Rubin. Após obter algum sucesso, Jay alterou o seu nome artístico para Jay Gambulos para evitar atrair atenção de público indesejado. Jay também se afiliou aos Mizell Brothers, uma equipa de produtores composta por Gary Bartz e Johnny "Hammond" Smith.
Em 2002, Jay funda a 'Scratch DJ Academy' em Manhattan com o objectivo de “fornecer uma educação incomparável e dar acesso a formas de artes de DJ’s e produtores.”
Jay viria a sobreviver a um acidente de carro e a um tiroteio onde sai ferido na perna.
Ás 19:30h do dia 30 de Outubro de 2002, Jay foi alvejado e assassinado no estúdio Merrick Boulevard em Queens. A outra pessoa presente no estúdio era Urieco Rincon, de 25 anos, foi alvejado no tornozelo e sobreviveu.
Em Abril de 2007, procuradores federais nomearam Ronal “Tenad” Washington como cúmplice no homicídio. Washington também é suspeito do homicídio de Randy "Stretch" Walker, associado do também falecido Tupac Shakur, em 1995. De acordo com a acusação, Washington “apontou a sua arma aos presentes no estúdio, ordenou-lhes que se deitassem no chão e forneceu cobertura para o seu associado alvejar e matar Jason Mizell". O traficante de droga Kenneth "Supreme" McGriff também foi suspeito.
Jam-Master Jay deixou a melhor e três filhos.
A influência de Jay deu fortes bases para o Hip Hop actual, é mesmo relatado que tornou possível a existência do gangsta rap em Los Angeles. Também teve influência no rock moderno, como nos Rage Against The Machine, Tom Morello, Mike Shinoda e DJ Mr. Hahn. DJ Hahn declarou: “Esta é uma perda trágica para a comunidade musical. Jam-Master Jay não só foi um pioneiro e ícone na música Hip Hop mas também foi uma grande influência para mim, musicalmente.” Shinoda adicionou: “Na sombra desta tragédia, eu espero que nos possamos relembrar das conquistas inovadoras e as contribuições para a música e cultura Hip Hop por parte de Jam-Master Jay”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário