Keith Edward Elam, nasceu a 17 de Julho e morreu a 19 de Abril de 2010, foi um rapper americano mais conhecido por Guru membro da conhecida dupla de Hip Hop, Gang Starr, com DJ Premier. Nasceu no bairro Roxbury em Boston, Massachusetts. O nome “Guru” é uma sigla de Gifted Unlimited Rhymes Universal (Rimas dotadas, ilimitadas e universais). Guru também era conhecido por dar a voz ao personagem 8-Ball nos jogos Grand Theft Auto III e Grand Theft Auto: Liberty City Stories.
O seu pai, Harry, era juiz e a sua mãe, Barbara, era vice-directora das bibliotecas de Boston. Guru frequentou estudos médios em Massachusetts e graduou-se em administração de negócios em Atlanta, no entanto, deixou os estudos devido á carreira no Hip Hop, Guru também trabalhou brevemente em serviços sociais.
Guru, que entrou no rap sob o pseudónimo de MC Keithy E, fundou o Gang Starr em 1987 lançando 3 faixas produzidas por Mark the 45 King pela Wild Pitch Records, essas músicas receberam pouca atenção. Após uma reestruturação, o grupo passou a contar com o rapper Guru e com o produtor DJ Premier. O grupo lançou o seu primeiro LP “No More Mr. Nice Guy” em 1989, apesar do sucesso na crítica, este álbum ficou ofuscado pelos futuros devido a não ter letras de cariz social ou político. Desde 1989 até 2003, o grupo lançou seis álbuns aclamados pela crítica, dois deles, chegando a certificado de ouro.
Gang Starr - DJ Premier á esquerda e Guru á direita |
Em 1993, Guru lançou o primeiro numa série de quatro álbuns solo, apesar de continuar membro do Gang Starr, “Jazzmatazz, Vol. 1”, este álbum de género Jazz Rap e Hip Hop Alternativo, contou com doze faixas e colaborações de Donald Byrd, N'Dea Davenport, MC Solaar e Roy Ayers e recebeu críticas positivas.
Em 1994, Guru apareceu na compilação da Red Hot Organization “Stolen Moments: Red Hot + Cool”, este álbum tinha como objectivo angariar fundos para ajudar fundações que tratam a AIDS/HIV dentro das comunidades afro-americanas, recebeu o premio de “Melhor Álbum do Ano” pela revista Time.
Em relação ao projecto “Jazzmatazz”, Guru comentou: “Voltando a 94 quando surgi com o conceito do ‘Jazzmatazz’, fui noticiado de como bastantes caras estavam escavando e sampleando pedaços de jazz para fazer uma faixa de Hip Hop. Mas eu pensava que seria bom, eu queria partir para o próximo nível e criar um novo género ao juntar-me a esses caras e ir samplear para o estúdio, construindo batidas de Hip Hop e juntando a alguns dos melhores cantores da altura. Sabe? A coisa foi toda experimental mas eu sabia que era uma ideia que iria espalhar alguma música histórica.”
O seu segundo LP da série, “Jazzmatazz, Vol. 2: The New Reality” conta com 20 faixas. Os colaboradores incluem Freddie Hubbard, Donald Byrd, Ramsey Lewis, Kool Keith, Patra e Jamiroquai, assim como outras personalidades notáveis como Branford Marsalis, Courtney Pine, e Ronny Jordan. O álbum foi lançado pela Chrysalis em 1995.
O seu terceiro LP, lançado em 2000, chama-se “Jazzmatazz, Vol. 3: Streetsoul”, este álbum foi uma mistura de Hip Hop, Soul e Jazz. Contou com a participação de Amel Larrieux, Angie Stone, Bilal, Craig David, Donell Jones, Erykah Badu e The Roots. O álbum teve menos impacto do que os dois anteriores.
O primeiro álbum solo de Guru, além do projecto “Jazzmatazz”, chama-se “Baldhead Slick & da Click” e foi lançado em 2001 com críticas fracas. O álbum chegou ao 22º lugar nos gráficos da Billboard R&B/Hip Hop. Em 2005, Guru lança “Version 7.0: The Street Scriptures” pela sua gravadora, 7 Grand Records. Foi totalmente produzido por Solar. Chegou ao 54º lugar na Billboard R&B.
O capítulo final da série de Guru chama-se “Guru's Jazzmatazz, Vol. 4: The Hip Hop Jazz Messenger: Back to the Future” e é lançado em Junho de 2007, e o “Guru 8.0: Lost And Found” foi lançado a 19 de Maio de 2009. Um novo álbum do grupo Gang Starr estava planeado mas nunca chegou a ser trabalhado devido á morte de Guru, o último álbum do grupo foi lançado em 2003.
Em 28 de Fevereiro de 2010, Guru teve uma paragem cardíaca, foi socorrido pelos seus pais, três irmãos e um filho chamado Keith Casim e, após a cirurgia, entrou em coma. Foi alegado que Guru acordou brevemente do seu coma mas morreu em 19 de Abril de 2010, com a idade de 48, de câncer (cancro).
Solar afirmou que Guru chegou a acordar do seu coma, contudo, DJ Premier e membros da família do rapper declararam que nunca chegou a recuperar a consciência. A família de Guru declarou que Solar evitou que eles contactassem com Guru durante a fase final da sua doença. Numa entrevista, Solar afirma que tudo o que ele disse é verdade e que tudo o que fez foi para proteger Guru.
Vários tributos foram feitos pela sua família e pelo seu companheiro no Gang Starr, DJ Premier, contudo, Guru não foi mencionado na retrospectiva anual de músicos que falecera, e, 2011 durante a apresentação dos Grammy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário