domingo, 6 de fevereiro de 2011

Biografia de Big Punisher


Christopher Rios nasceu a 10 de Novembro de 1971 e morreu a 7 de Fevereiro de 2000, foi um rapper porto-riquenho conhecido por Big Punisher ou pela abreviação Big Pun que emergiu da cena underground no Bronx pelo fim dos anos 90. A sua primeira aparição verificou-se na faixa “Watch Out” no segundo álbum de Fat Joe “Jealous One’s Envy” lançado em 1995, a carreira de Pun foi encurtada pois este morreu em 2000 vítima de ataque cardíaco.

Rios cresceu no bairro nova-iorquino de South Bronx e é descendente de porto-riquenhos. Por todos os membros da família de Pun, seus primeiros anos foram muito difíceis, Pun teve que passar pelo abuso de drogas de sua mãe, a morte de seu pai e um padrasto que foi muito duro para ele. De acordo com a sua avó, Pun sentia-se com raiva e tinha um comportamento auto-destrutivo fazendo furos nas paredes do apartamento da sua família. Ele usou jogos de vídeo como uma saída para sua frustração. O seu jogo preferido era “Bad Dudes”. Rios saiu de casa e abandonou a escola, permanecendo sem-abrigo por alguns tempos, vivendo em edifícios abandonados ou em casa de amigos.

Nos anos 80, já Big Pun fazia rap, nesta altura, Punisher usava o pseudónimo Big Moon Dawg. Em 1995 conheceu outro rapper porto-riquenho, Fat Joe e fez a sua estreia comercial no segundo álbum de Joe “Jealous One Envy”, mais tarde, Pun lança o single “I’m not a Player” que se tornou um hit underground.

Fat Joe em cima, Big Pun em baixo
Em 1997, Big Punisher surpreendeu-se pelo trabalho do produtor Knobody e contrata-o para fazer o remix do seu primeiro single, esse remix contava com a participação de Fat Joe e chama-se “Still Not a Player” e foi o seu primeiro grande sucesso a nível mainstream. Em 1998, Punisher lança o seu álbum de estreia, “Capital Punishment” que foi o primeiro álbum de um rapper latino a ser platina, chegando ao 5º lugar na Billboard 200. Este álbum foi nomeado para um Grammy mas perdeu para o “Vol. 2: Hard Knock Life” de Jay-Z.

Em 1999, Pun torna-se membro do Terror Squad, um grupo baseado em Nova Iorque fundado por Fat Joe, que lançou o seu primeiro álbum intitulado “The Album”. Neste mesmo ano, Pun aparece no filme de Albert Pyun, “Urban Menace” ao lado do seu colega de grupo, Fat Joe.

Excluindo na adolescência, Big Punisher sempre lutou com o seu peso, nos anos 90 já Pun era considerado obeso mórbido, devido a isso, entrou num programa de perda de peso na Carolina do Norte na qual perdeu cerca de 35 quilos, mas ele desistiu do programa antes de o acabar, regressando a Nova Iorque e ganhando o peso que teria perdido. A 7 de Fevereiro de 2000, Pun sofreu um ataque cardíaco fatal e insuficiência respiratória enquanto estava temporariamente hospedado com a família no Crowne Plaza Hotel em Nova Iorque. Pun foi declarado morto no hospital após os paramédicos não terem conseguido reanimá-lo. Big Pun estava no seu peso máximo na altura de sua morte, pesando cerca de 315 quilos.

O seu segundo álbum, “Yeeeah Baby” foi completo após a sua morte foi lançado em Abril de 2000 e chegou á terceira posição nas tabelas de vendas da Billboard e recebendo certificado de ouro três meses após o lançamento. Uma compilação chamada “Endangered Species” foi lançada a 2001 com alguns dos maiores sons, material não lançado, participações e remixes de Big Punisher. Assim como os outros álbuns de Pun, este chegou a estar entro os dez melhores da Billboard, ficando em 7º lugar apesar de não ter vendido tanto como os álbuns anteriores.



Big Punisher apareceu no álbum de Fat Joe “Duets: The Final Chapter” álbum tambem com participação de Notorious B.I.G, também falecido. A faixa “Get Your Grind On” começa com uma entrevista de rádio onde Pun disse que iria fazer um dueto com Biggie nas portas do paraíso. Punisher também esteve presente na faixa “Bring 'Em Back” com Big L no álbum dos Terror Squad, “True Story”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário